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Audi A8 4.2 FSI

04-08-2010 12:29

 

AUDI A8 4.2 FSI
Surpresa? Só a neve. O A8 segue arrasando
Thais Villaça Fotos divulgação

Era para ser uma avaliação em pista de teste - um programa preparado pelos alemães para avaliação de alguns carros Audi: cartesiano, detalhado, sem surpresas. Mas... surpresa! Começou a nevar e, para desespero dos organizadores, a pista foi interditada. Tivemos de dirigir os modelos, entre os quais o novo A8, nas estradas ao redor de Munique, Alemanha, incluindo alguns trechos de autobahn, sem limite de velocidade. Melhor, e mais divertido, que guiar em circuito fechado.

O A8 de terceira geração chega ao Brasil agora em julho para brigar com o Mercedes Classe S e com o BMW Série 7 por um preço que estimamos em cerca de R$ 550 mil. O carro é mais lembrado por ter sido o primeiro automóvel de série com monobloco e carroceria de alumínio.

A solução tem o objetivo de reduzir peso (e, em consequência, consumo e emissões): a Audi diz que um A8 de aço pesaria 40% mais. É um dado significativo, mas não representa que o carro seja um peso-pluma: um BMW 750i (que tem o mesmo porte) pesa 2.030 kg e um Porsche Panamera tem 2.020 kg. O A8 pesa 1.816 kg, ou 10% menos do que os rivais.

A empresa também diz que o carro está mais sólido por conta de novas técnicas de soldagem, que consistem em peças de alumínio fundidas sob pressão e união de seções, como painéis laterais e do teto, por conexões de atrito. Além disso, o uso de uma nova liga de alumínio, mais resistente e leve, possibilitou uma redução na espessura dos materiais que compõem a carroceria.

Segurando no braço

Em relação à geração anterior, o novo A8 está bem mais elegante e moderno. Os contornos agora têm linhas arredondadas e os faróis ganharam cantos mais afiados, deixando o modelo menos sóbrio. Redesenhadas, as lanternas também ficaram mais sofisticadas. Os vincos acentuados no capô, que terminam na grande grade cromada, dão um toque de esportividade.

Por 4 mil euros, o A8 pode vir com faróis e lanternas integrais de LEDs, ou diodo emissor de luz, uma tecnologia que deve suceder o xênon em alguns anos: ilumina tão bem quanto o xênon, mas tem maior durabilidade e consome menos energia. As luzes com formato de Vestilizado, deixa o A8 reconhecível de longe.

Rodar em asfalto escorregadio por causa da neve não assusta, mesmo acima dos 200 km/h. A aceleração é progressiva e suave - o motor de 372 cv é extremamente silencioso e tem um forte aliado, o câmbio automático sequencial de 8 marchas, que faz trocas imperceptíveis.

O A8 traz o touchpad, no qual é possível acessar os dados que estão em seu telefone apenas desenhando as letras com o dedo

Em trechos mais sinuosos e com maior acúmulo de neve, os anjos da guarda passam a atender pelo nome de tração Quattro, integral, e seu companheiro controle de estabilidade (ESP). Os dois dispositivos combinados oferecem firmeza e corrigem a trajetória em caso de derrapagem, o que aconteceu diversas vezes durante o percurso. Apesar do porte do sedã, foi tranquilo dominar a massa no braço.

Na ponta dos dedos

Além de imponente, o A8 é recheado de conforto e de traquitanas tecnológicas inéditas a bordo de um veículo. A mais bacana delas é o touchpad, um dispositivo existente apenas em celulares japoneses em que o motorista pode buscar contatos na agenda telefônica ou endereços no sistema de navegação apenas desenhando com o dedo as letras do que se procura.

Outro recurso é o assistente de visão noturna, uma câmera instalada uma das argolas do logotipo na grade dianteira para detectar pedestres ou animais apenas pela temperatura do corpo, em caso de visibilidade reduzida.

Teremos esses brinquedos nos carros que virão para cá? Pode apostar que sim.

Farol de Leds em "V" estilizado é o diferencial do A8 em relação à família

 

Fonte:WWW.CARANDDRIVER.COM.BR

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